segunda-feira, 9 de março de 2015

Quase 650 mil alunos matriculados e seus 24 mil professores devem retornar às atividades no Estado

 

 Foto: Igor Mota/ Arquivo O LiberalFoto: Igor Mota/ Arquivo O Liberal  Acaba hoje o prazo para que as 1.200 escolas da rede pública estadual de ensino, da capital e interior, iniciem o ano letivo. Muitas escolas já começaram as aulas, em especial as do interior, e na Região Metropolitana de Belém em torno de 100 das 380 retornaram antes. O processo de matrícula ainda está aberto, somente na própria escola, e em caso de transferência de aluno de outro estado, mas a partir de hoje quase 650 mil alunos matriculados e seus 24 mil professores devem retornar às atividades, segundo a secretária-adjunta de Ensino da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Ana Cláudia Hage.
“No interior o calendário é próximo à data da volta das instituições municipais por conta do transporte escolar”, disse ela. A direção e a comunidade escolar de cada escola organizam seu início de aula. Quanto às escolas que estão em reforma a orientação é que iniciem em outro prédios ou busquem conciliar a volta às aulas com a obra. Ana Cláudia Hage ressaltou que o processo de matrícula ainda está aberto, na própria escola, nos casos de transferência de aluno de outro estado. “Este ano, recebemos matrícula de 76 mil novos alunos. Caso a pessoa encontre alguma dificuldade, pode ir até a Coordenação de Matrículas da Secretaria, na rodovia Augusto Montenegro, em Icoaraci”, informou.
Mesmo com as paralisações dos professores ocorridas no ano passado, a secretária afirmou que o calendário letivo para este ano não foi prejudicado. Segundo as próprias escolas, o calendário e conteúdo das aulas foram concluídos. Houve uma semana de planejamento e os professores contaram com recesso nos últimos 15 dias. A secretaria inicia o ano com os projetos Mundiar, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e o Aprender Mais, que vão atender alunos do ensino fundamental e médio. “Reafirmamos o pacto pela educação tendo a corresponsabilidade dos pais e alunos, para fortalecermos a educação no Estado, melhorar o fluxo e o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, conclui a secretária-adjunta de Ensino da Seduc.  
         Fonte: Portal ORM

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