sábado, 1 de outubro de 2016

País registra 32 mortes diárias provocadas por suicídios, diz CVV

 Foto: Tarso Sarraf (O Liberal)Foto: Tarso Sarraf (O Liberal) Setembro chega ao fim, mas a mensagem do olhar e cuidado com o próximo deve permanecer. A coordenadora de Centro de Valorização a Vida no Pará, Luiza Montenegro, diz que hoje o Brasil registra 32 mortes causadas por suicídio por dia e é o 8º pais em números absolutos do mundo. O suicídio vem sendo a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
A região Norte não está no nível nacional, mas o número de casos vem aumentando. Para reverter esses números, foi criada, em 2014, a campanha “Setembro Amarelo”. Idealizada pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha busca uma forma de falar e debater o problema de saúde pública que vem aumentando não apenas no Brasil, mas no mundo.
O CVV Pará já existe há 37 anos e é uma entidade filantrópica que oferece apoio emocional gratuito às pessoas que procuram por meio de ligação telefônica (141) ou presencial. Esse apoio emocional visa prevenir o suicídio e é feito por voluntários que passam por treinamentos contínuos tanto no ingresso da atividade como no curso do trabalho como voluntário.
O Setembro Amarelo tem também o objetivo de quebrar o tabu, principalmente nos meios de comunicação, de falar a respeito de suicídio. A coordenadora do CVV no Pará, Lorena Montenegro, explica que não é possível vencer um problema de saúde publica sem informação e conhecimento. “Se você não conhece a respeito do problema não terá instrumentos para combatê-lo”, diz a coordenadora.
A Organização Mundial de Saúde criou uma cartilha que informa a respeito do debate da mídia com relação ao suicídio. Caso o debate seja realizado de forma equivocada, mostrando os personagens de forma invasiva e detalhista, pode gerar esse efeito de aumento do número de casos. Para tratar do assunto é necessário usar métodos eficazes e de prevenção.
O suicídio pode ser causado por inúmeros problemas como: depressão, ansiedade, transtorno mental, bipolaridade, dentre outras causas. Luiza Montenegro revela que, de acordo com um estudo da Unicamp, pelo menos 17% da população já pensou em suicídio. E ainda conforme a coordenadora do CVV no Pará, 80% das pessoas que se matam apresentaram sinais que podem ser implícitos ou explícitos.
Com relação a essa realidade, a psicóloga Ivana Noleto explica que as pessoas que praticam o suicídio não querem precisamente morrer, elas querem encerrar uma dor que vem sentindo. As demandas são variadas, problema de depressão, fim de relacionamento, doenças, problemas familiares e entre outros. O que é comum nessas pessoas é o sentimento de solidão.

Fonte:ORMNews
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário