sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Freira norte-americana foi morta em 2005 enquanto se dirigia para reunião sobre reforma agrária no Pará

 

Uma missa no local onde Dorothy Stang está enterrada, um almoço comunitário e uma audiência foram os eventos que marcaram os dez anos do assassinato da missionária. A freira norte-americana, naturalizada brasileira, foi morta no dia 12 de fevereiro de 2005 enquanto se dirigia para mais uma das reuniões que promoveu entre pequenos agricultores com o objetivo de aprimorar a reforma agrária na cidade paraense de Anapu.
Nesta quinta-feira (12), moradores do município, autoridades do estado e famílias assentadas na região relembraram a trajetória da missionária. De acordo com padre Amaro, membro da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, que celebrou a missa ao lado do bispo do Xingu, dom Erwin Kräutler, e mais sete padres, o almoço teve a presença de cerca de 500 pessoas.
A Agência Brasil visitou o município de Anapu e as famílias de assentados beneficiadas com o projeto que Dorothy ajudou a implantar. Foi com a ajuda da missionária que o governo concretizou a criação do primeiro Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), apelidado de PDS Esperança. Uma década depois, no entanto, foi possível testemunhar que as famílias ainda necessitam de mais presença do poder público.
Segundo padre Amaro, a participação, na audiência, de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do Ministério Público Federal e de defensores públicos foi importante. “A celebração foi muto bonita. A gente vê a presença dela no meio do povo. Isso, para nós, é muito gratificante”, disse.
Padre Amaro concorda que, depois de dez anos, as pessoas do próprio PDS estão participando de forma mais autêntica. “[Celebrar os dez anos] representa a resistência e permanência do povo na terra”, avaliou, complementando que amanhã (13) dom Erwin celebra uma missa no PDS Esperança, a 50 quilômetros de Anapu, no local onde Dorothy Stang foi assassinada.
Já em Belém, um ato público marca a data nesta noite, na Praça Mártires de Abril. De acordo com os organizadores, além de uma homenagem com dez tochas e dez cruzes no local, também serão distribuídos sanduíches para moradores de rua, para simbolizar a opção da missionária de trabalhar entre os miseráveis.









Fonte: Portal ORM

Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário