quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Médicos acharam que massa no abdômen de recém-nascida era tumor.
Quando a retiraram com cirurgia, viram que havia dois fetos.

 

  Setas em exame de tomografia computadorizada mostram a coluna de cada feto  (Foto: HKMJ/Divulgação)Setas em exame de tomografia computadorizada mostram a coluna de cada feto (Foto: HKMJ/Divulgação)

 

 

Uma menina chinesa de apenas três semanas de idade teve dois fetos retirados de seu abdômen por meio de uma cirurgia em Hong Kong. A equipe médica a princípio pensou que o bebê tivesse um tumor, e constatou com surpresa, por exames de imagem, que a massa no abdômen da menina continha duas estruturas fetais, com coluna vertebral e formação óssea.
O fenômeno que faz com que um bebê nasça com uma estrutura semelhante a um feto em seu organismo é conhecido como "fetus in fetu", ou "gêmeo parasita". Trata-se de uma situação rara: acontece uma vez a cada 500 mil nascimentos. O caso da menina chinesa ocorreu em 2010, mas foi descrito em um artigo publicado na revista científica "Hong Kong Medical Journal" neste mês.
Uma das teorias sobre a formação do gêmeo parasita é a de que ele começa a se desenvolver como um feto normal, mas acaba encapsulado dentro de seu irmão. Outra teoria defende que o fenômeno é resultado de um tipo avançado de tumor, chamado teratoma.
Os autores do artigo consideram que esse caso pode ajudar a entender a origem verdadeira do gêmeo parasita, mas ponderam que é preciso mais evidências para chegar a uma conclusão.

  Imagens mostram os fetos retirados do bebê: detalhe mostra coluna vertebral em formação e até cordão umbilical (Foto: HKMJ/Divulgação) 
Imagens mostram os fetos retirados do bebê: detalhe mostra coluna vertebral em formação
e até cordão umbilical (Foto: HKMJ/Divulgação)


















Fonte: G1 
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário