sábado, 24 de janeiro de 2015

5.555 vagas foram ofertadas no Processo Seletivo deste ano.
Educação física é o curso mais concorrido entre os cotistas e não cotistas.

 

O listão de aprovados no vestibular 2015 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi divulgado neste sábado (24) e está disponível no site da instituição. Cinco mil, quinhentos e cinquenta e cinco vagas foram preenchidas no Processo Seletivo (PS) tradicional deste ano, que teve 128.462 inscritos. Dentre as oportunidades, 164 vagas foram destinadas a pessoas com deficiência.
A leitura do nome dos novos calouros nas rádios é um dos momentos mais aguardados pelos vestibulandos e iniciou às 10h. A lista impressa também foi fixada nos painéis de avisos da UFPA, localizados em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN); além de ser disponibilizada no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.
 
Novidades
Para 2015, a UFPA trouxe cinco novas opções de cursos na área de Tecnologia. São eles: “Ciência e Tecnologia”; “Engenharia de Materiais” e “Tecnologia de Geoprocessamento”; em Ananindeua; “Engenharia Ferroviária e Logística”, em Belém; e “Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo”, em Salinópolis.

 
Demanda
Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física, com 161.47 candidatos para cada uma das 38 vagas ofertadas no campus Guamá, em Belém. Em segundo lugar, está o curso de Serviço Social noturno - Belém, com 128.63 candidatos para cada uma das 32 vagas ofertadas. Em seguida, vem o curso de Administração matutino, em Belém, que oferta 32 vagas e tem uma demanda de 104.13 candidatos/vaga.

Entre os candidatos não-cotistas, o curso de Educação Física matutino, em Belém, também encabeça a lista, mas com demanda de 52.26 candidatos/vaga. Em segundo lugar, aparece Medicina - Belém, com 135 vagas ofertadas e demanda de 41.72 candidatos/vaga. Em seguida, o curso de Psicologia matutino aparece com 38.83 candidatos na disputa por uma vaga.
 
Processos seletivos
Outras 2.952 vagas foram ofertadas em quatro processos seletivos: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - 1.173 vagas, que ainda terá o resultado divulgado; os Processos Seletivos de Mobilidade Interna e Externa (Moba) - 744 vagas, que teve os aprovados conhecidos em dezembro; e 1.035 vagas para estudantes de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais para cursos específicos, como Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, por meio dos Processos Seletivos Especiais - PSE 6, cujo resultado ainda será divulgado; e PSE 7, que teve os nomes dos aprovados divulgados na última terça-feira (20). Em 2015 foram 244 vagas a mais que as 8.263 ofertadas em 2014.






Fonte: G1
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário