quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Indígenas teriam rendido com armas de grosso calibre os motoristas

 

Frederico MendonçaOs índios da etnia Tembé que habitam a Terra Indígena Turé-Mariquita retém 15 veículos do pólo de produção de dendê Vera Cruz, da empresa Biopalma, no município de Acará. Segundo informações de um funcionário da Biopalma, que não quis se identificar, o clima na região é tenso, pois os índios estariam rendendo os motoristas com armas de grosso calibre, obrigando os funcionários da Biopalma a ir até a tribo deixar os veículos. A empresa e os caminhões que levam mantimentos também estariam sendo saqueados. Os índios teriam retido 11 tratores, três pickups marca Hilux e um carro Fiat Strada. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Delegacia de Tomé-Açu, para onde os registros estariam sendo destinados, não confirmaram os fatos. A reportagem tentou, mas não conseguiu, entrar em contato com os líderes da TI Turé-Mariquita para responder as acusações.
Um dos mais recentes conflitos teria ocorrido na última sexta-feira, 17, quando quatro índios armados teriam invadido a sede do pólo Vera Cruz no momento em que aproximadamente mais de 100 funcionários estavam saindo do serviço. “Eles fecharam a saída e nós saímos correndo pulando para dentro do ônibus. Foi uma correria”, relatou o funcionário. Em outra ocasião, os índios Tembé teriam saqueado um caminhão que transportava frango para abastecer a Biopalma.

 Foto: Frederico MendonçaFoto: Frederico Mendonça 
Ainda segundo o funcionário, a orientação da empresa era somente para que ninguém reagisse. Ontem, os trabalhadores do pólo Vera Cruz teriam sido dispensados por causa dos conflitos. “Quem sabe a Biopalma não tem uma decisão pra gente. Nós não sabemos se vamos voltar a trabalhar amanhã. Eles também saquearam a fazenda Três Irmãs. Quando todo mundo chegou pra tomar café o pessoal foi informado que não teria nada, porque os índios tinham levado. Enquanto isso, a gente apanha de índios e não pode fazer nada”, reclamou a fonte.
A Biopalma, empresa pertencente ao grupo Vale, informou por meio de nota que obteve na última sexta-feira liminar de reintegração de posse dos quatro veículos e 11 equipamentos agrícolas de sua propriedade, em poder de índios da terra indígena há 11 dias. As providências estão sendo tomadas pela Justiça para efetivar cumprimento da decisão liminar.
A empresa esclareceu que mantém um diálogo permanente com a comunidade indígena, além de  desenvolver projetos sustentáveis nas áreas de saúde, educação, segurança alimentar, infraestrutura de acesso e saneamento básico, em conformidade com a orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai). E disse também que as atividades da empresa transcorreram normalmente ontem. “A Biopalma repudia ações que coloquem em risco a integridade física de seus empregados e prestadores de serviços, uma vez que os veículos e máquinas foram retidos quando os trabalhadores se encontravam no pleno exercício de suas atividades”, acrescentou a nota.




Fonte: Portal ORM
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário